sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

mais um filmezinho

9 comentários:

Joana Veigas disse...

Imagens impressionantes... Sem palavras...

Uam coisa é certa... Este filmezinho tem aí muita informação... POde dizer-se que só não sabe quem não quer...
Também levante muitas questões...


Estava agora a lembra-me de uma coisa... Pareceu-me (???) que apareceram imagens de fetos com bem de 10 semanas... E faço uma pergunta... Vão deixar de haver abortos depois das 10 semanas??? Acho que não... E penso que também não irão levar muito tempo a entrar no sector da saúde pública... Pois da próxima vez não se pedem referendos... Fazem-se logo as coisa (caso o SIM ganhe claro)...

Anónimo disse...

O que eu tenho a dizer é.. parabéns aos defensores do "Não" porque conseguiram dar a volta à questão do referendo, que é não mais do que "Concorda com a DESPENALIZAÇÃO DA MULHER (...)?". O que se tem visto até agora na imprensa, na Internet etc é um revirar da questão por parte dos favoritos pelo "Não".

Acho esse vídeo esclarecedor, é claro que também é manipulativo, e também deu para reparar que é adepto de uma religião, que caso não saibam, não é a única em Portugal.

Ainda ontem alguém me mostrou um prospecto oferecido numa Igreja da religião Católica, claro que a favor do "Não", com imagens semelhantes às que foram mostradas neste vídeo. Acho-as manipulativas mas enfim.

Tenho pena que os argumentos do "Não" se situem apenas na base de já existir vida, que não devem ser feitos abortos etc, e que se baseiem na questão que realmente é a que conta que é acerca da despenalização da mulher.

O que está em causa neste referendo é a mudança de uma Lei, e não está em causa o aborto ir ser obrigatório... Os movimentos pelo "Não" devem pensar que a partir do momento em que as mulheres vão deixar de ser penalizadas quando cometerem um aborto (Isto é o que acontecerá se o "Sim" ganhar...) toda a gente vai querer fazer um aborto, e isso claro está, é mentira.

O que está em causa, volto a repetir, é a despenalização da Mulher, e a partir daqui quem resolve se quer ou não fazer um aborto é a mulher. Cada um sabe de si, e cabe unicamente à Mulher escolher, e não às pessoas a favor do "Não" que dizem que não se devem praticar abortos. A própria Mulher é que escolhe, isto meus senhores é a utópica LIBERDADE.

Atentamente.

TIAGO disse...

Cara Maria,
se tivesse lido os vários textos que tenho escrito, verificaria que já apresentei alguns números que provam que os abortos aumentaram (tantos os legais como os ilegais) nos países que o legalizaram.
É óbvio que a última palavra é a da mulher, mas pensa que isso vai acontecer?
Matem, matem! Viva a morte de inocentes! Viva!

Anónimo disse...

so queria perguntar á Joana Veigas....

Há um projecto de Lei - n.º19/X (PS) – votado na generalidade e a aguardar o resultado do referendo, que propõe acrescentar uma nova al.a) ao artigo 142.º do Código Penal, prevendo o aborto a pedido da mulher até às 10 semanas e uma alteração à actual al.b) do mesmo artigo, que passará a al.c), onde alarga para as 16 semanas o prazo no caso de o aborto ser indicado para evitar perigo e morte ou grave e duradoura lesão para o corpo ou a saúde física ou psíquica da mulher grávida, acrescentando-se “designadamente por razões de natureza económica e social”. No caso da al.a) prevê este projecto uma consulta prévia num “Centro de Acolhimento Familiar”.
Este projecto foi alvo de uma proposta de alteração apresentada por deputados do PS na 1.ª Comissão. Nesta versão, há duas alterações relevantes: o projecto deixa de contemplar qualquer alargamento no caso de risco para a saúde física e psíquica da mulher grávida, não se propondo, portanto, qualquer alteração à actual al.b), e é excluída a referência à consulta prévia no Centro de Acolhimento Familiar no caso da nova al.a).

é esta a ajuda que pretende DAR?


Fazem-se abortos clandestinos nos países onde ele é legal (12 semanas) por que passou o tempo limite, em Portugal é menos tempo, ninguém quer dar a cara com medo de ser conhecido….quem me garante que em Portugal vai ser diferente? uma mulher que saber fazer abortos sozinha, será que vai procurar um clínica para fazer um aborto? Parece-me que não nem tem que dar o nome e a cara, além do mais “nunca correu mal vai correr agora”.
é so despenalizar...

Anónimo disse...

A minha pergunta é para a Maria Santos...

peço desculpa à Joana Veigas pelo engano...

Anónimo disse...

É inacreditável os argumentos do "sim" em relação ao referendo.
oiça-se por exemplo o que diz a srª. presidente da associação "abraço": "há muitas mães que se não fizerem o aborto ficam com mais uma boca para dar de comer"(...)há mães que pensam se os devem pôr cá fora oou não" (..) o pais devia gostar mais das crianças das pessoas e haver mais interajuda (...) por isso voto Sim".
aos pouco os partidários dlo Sim vão-se revelando...infelizmente, tudo isto com o aval do Primeiro Ministro e seus ajudantes...

se achar por bem isto devia ser publicitado...pode ouvir-se em : http://expresso.clix.pt/Multimedia/Interior.aspx?content_id=376849

Anónimo disse...

Transcrevo aqui um excerto do comentário de resposta do Tiago:
"(...) Matem, matem! Viva a morte de inocentes! Viva! "
Se isto não é ser manipulativo e extremista então não sei o que é.

Acho um absurdo, aliás , um completo absurdo.

Por favor comecem por se centrar na questão principal para depois darem as razões pelo "Não", compreendo que apenas se baseando na questão realmente em causa seja dificil dizerem "Não" mas vao sempre a tempo de mudar. Afinal ainda falta uma semana.

Atentamente.

Anónimo disse...

Maria Santos, desculpe mas não respondeu á pergunta....

Porque não quis ou porque os abortos são bom, despenalizado e até as 10 semanas?
Mas como vocês do sim dizem o aborto é mau…
É essa a única ajuda que quer dar a uma mulher, que como vocês dizem se fossem ajudadas não abortavam...
Como vocês dizem, elas são forçadas a abortar, alguma vez os apoiantes do Sim ajudaram alguma destas mulheres para que não abortassem?

procuraram saber as razões q levam as mulheres a abortar?

Ajudaram alguma mulher?

Criaram instituições que dêem alternativas ás mulheres?

Deram outras alternativas ás mulheres, para não cometeram abortos?

O Não criou instituições de apoio á mulher/mãe e aos seus FILHOS, que iriam ser abortados se fosse ajudados pelos apoiantes do Sim.

Eu como cidadão deste país quero que o estado encontre soluções ou crie soluções para que não se façam abortos, O estado deveria criar condições para apoiar as mães e os FILHOS, não oferecer-lhes como única solução aos seus problemas o ABORTO.(mata-se os pobrezinhos…. Em vez de acabar com a pobreza). Com a nova lei vamos ajudar as mães/mulheres? Na minha opinião NÃO porque as mães vão ter como única saída (aos seus problemas) e ainda por cima legal o aborto, logo é mais fácil ceder a pressões...

Joana Veigas disse...

Cara Maria Santos...

Sinto que desta vez não me posso calar... Pois começo a ficar farta de ver as pessoas falarem que nós pegamos muito na questão da vida e noutras questões que dizem que não estão mencionadas na pergunta do referendo...
Certo é que uma pessoa tem que saber analisar e fundamentar a sua opinião devido às questões que estão por detrás dessa pergunta que é colocada... Pois infelizmente, cada vez mais a nossa sociedade apresenta perguntas que trazem uma(s)outra(s) questão(ões) por trás...
Peço às pessoas que pensem também noutra coisa... É que caso o Estado queira aumentar as semanas de liberalização do aborto (se o SIM ganhar, claro), a questão já não vem mais a referendo... Por isso pensem bem... Pois no fim de eles terem o fim à vida de um ser humano no início do seu desenvolvimento aprovado pelos portugueses... Já não querem a nossa opinião para nada...
E outra coisa... Porque sou jovem... Desde sempre defendo que a mulher será levada a fazer a prática de aborto ao estar empregada... Pois como sabemos as situações de emprego estão cada vez piores... E se uma mulher aparece grávida, na maioria das vezes é despedida... Quero com isto dizer que uma pessoa estando grávida, ou é despedida (continua a sua gravidez), ou faz aborto (continua no seu emprego)...
Acho que estou a pensar em outros aspectos que vêm por detrás desta questão... E que talvez outros devessem pensar em fazer o mesmo... Pois não é só a questão da despenalização que está em referendo... Pois se o fosse... A despenalização seria em todo o tempo... E não em tempo restrito... Pois como dizem os do SIM "a vergonha e a humilhação das mulheres" continua... E as que fizerem aborto depois das 10 semanas??? Não voltamos à questão/afirmação que o SIM coloca da "vergonha e humilhação das mulheres"???

Cumprimentos