sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Não à prisão

Os apoiantes do sim são a favor do aborto por caridade com as grávidas que correm o risco da prisão, se abortarem.
Eu também sou contra a prisão. Quer dizer... quem mata tem de apanhar castigo. Isso é óbvio. Se se mata um desprotegido e (ainda por cima) inocente, a prisão perpétua não fica mal.
Mas, no caso do aborto, posso dizer outra coisa.
Existem dezenas de motivos para abortar. A maior parte porque a sociedade não vê com bons olhos a grávida ou porque o Estado não dá o apoio suficiente. Todos sabemos disto. Então, em vez de se legalizar a morte, mudavasse a lei e aumentavasse o apoio à grávida. Se a mãe não quer se mãe, então adopção, não?
O assunto é bastante delicado. A pessoa nem sempre se lembra que a mulher também sofre. Ninguém faz o aborto porque quer. Há sempre um motivo, certo? Certo?
Mesmo que o aborto seja livre, a última palavra cabe à mulher, certo? Certo?
Só há um pormenor: com o aborto livre, quem quiser aborta. E, como sabemos, o apoio pré-aborto não vai existir. Será mais simples mandar a mulher abortar do que procurar pela ajuda. Parece mal pedir ajuda, não é? Não é?
(o Estado ainda diz que poderá haver esse apoio antes do aborto, com soluções. Não acredito. Por isso não arrisco um voto no SIM. Nem arriscaria com esta pergunta. Não concordo com a despenalização do aborto. Concordo com o apoio à mulher e com o fim da prisão. A mulher aborta por pressão de outros ou falta de ajudas. A culpa de abortar não é dela. É primeiramente do Estado... Fim da prisão da mulher que aborta, não ao aborto sem motivos (violação, perigo de vida ou deficiência) e sim ao apoio materno)

3 comentários:

Joana Veigas disse...

Uma coisa... Primeiro há que salientar que nenhuma mulher é presa em Portugal há 30 anos...

Em relação áquilo que acontecerá (caso o SIM ganhe)após o referendo... Faz-me ficar um pouco confusa... É que... Se querem tanto proteger as mulheres... O que acontecerá às que praticarem aborto às 10 semanas e 1 dia??? Não vão para a prisão? (é que dizem que a lei é para cumprir à risca... porque dizem que a actual não é cumprida)
Outra coisa... O aborto clandestino... Irá terminar??? Não me parece... Pois como sabemos... Não é fácil assumir a sua identidade nos cuidados de saúde por irem praticar tal acto...

Então... As perguntas que deixo são:
- O que acontecerá às mulheres que praticarem aborto às 10 semanas e 1 dia?
- Acabará o aborto clandestino?

Gostava de saber a opinião de mais algumas pessoas...
________________________________

Bigada por este espaço Tiago... Continua assim... ;)

Marlene disse...

Eu sou contra o aborto! Votei não no 1º referendo e neste vou repetir o meu voto!

Considero que há vida a partir do momento da concepção e, por conseguinte, quem atenta contra este tipo de vida, no meu entender comete um crime! Se o crime é cometido, tem de haver punição! mesmo! E se a lei existe é para cumprir!!!

TIAGO disse...

Marlene... considero que quem comete aborto é porque está mesmo com algum problema e merece, antes de tudo, apoio.
Certo! Os homicidas e tal também lá terão os seus motivos. Mas esses ninguém pode ajudar que não se sabe quem são!
;)